teoria das estruturas
Nome: ...................................................................................................................
Data: 19/04/2014
Valor: 3 pontos
A lista de exercícios, resolvida através do método numérico, deve ser entregue até o dia 21/05/2014. Ela representa a investigação por computador de carga de vento no pórtico de um prédio, e poderá ser desenvolvida no modo individual ou em dupla de alunos. A impressão dos gráficos deve ser no formato colorido.
Caso 1: As colunas e vigas mestras do pórtico de prédio da Figura 01 foram projetadas inicialmente para carga vertical, conforme especificado pelo código da construção. As vigas de piso estão ligadas às colunas por meio de nós rígidos. Como parte do projeto, a deflexão lateral do pórtico do prédio deve ser verificada sob a carga de vento de 11,7 kN/m para garantir que o deslocamento lateral não danifique as paredes externas fixadas no pórtico estrutural. Se o código exige que a deflexão lateral máxima no topo do teto não ultrapasse 12,2 mm para evitar danos nas paredes externas, o pórtico do prédio é suficientemente rígido para satisfazer esse requisito?
Imprimir: pórtico com o carregamento; pórtico deslocado e informar o valor do deslocamento no sentido horizontal e vertical; imprimir o diagrama do esforço solicitante devido ao momento fletor.
Caso 2: Se as bases das colunas no ponto A e F são fixadas nas fundações por meio de engastes, em vez de articulações fixas, em quando é reduzida a deflexão lateral no nó D e por quê?
Imprimir: pórtico com o carregamento; pórtico deslocado e informar o valor do deslocamento no sentido horizontal e vertical; imprimir o diagrama do esforço solicitante devido ao momento fletor.
Caso 3: Se for adicionada uma barra diagonal biarticulada, com seção transversal quadrada de 50,8 mm x 50,8 mm, indo do apoio A até o nó E, determine a deflexão lateral no nó D. Suponha articulações fixas nos nós A e F.