teoria das decis es
- Processo Decisório EECCAEI (ent prob, est obj, criar alt, col info, aval alt, escolh, impl) é ≠ de Tomada de Decisão.
- Tipos de abordagem: Prescritiva (teoria, orientado por normas e procedimentos, utilizando ferramentas qualitativas e/ou quantitativas) e Descritiva (prática, independente de considerações teóricas usando ou não ferramentas)
- Racionalidade limitada e complexidade
- Heurística (há 3 tipos: cognitivos, comportamentais, gerais) são atalhos, “regras”, que tornam a tarefa de tomada de decisão mais fácil mas que podem induzir a erros (vieses).
- Diagrama de influência (não é fluxograma, não é de causa e efeito e não é cíclico): decisão, evento, objetivo
- Perfil do Decisor: conservador (opta pela alternativa de risco menor ainda que o retorno não seja tão expressivo), moderado (pondera as alternatvias e escolhe aquela que ofereça um certo balanceamento entre risco e retorno) e agressivo (opta pela alternativa de maior retorno, ainda que o risco seja bastante expressivo).
- Há 03 tipos de cenários: certeza (probabilidade 100%), risco (alguma probabilidade) e incerteza (não se sabe/ não tem probabilidade, não dá para atribuir valor)
- Risco: para este tipo de cenário utiliza-se matriz de decisão para calcular o valor esperado da alternativa:
VEA
Cenário 1 (baixa)
Cenário 2 (média)
Cenário 3 (alta)
Alternativa 1
Resultado 11
Resultado 12
Resultado 13
Alternativa 2
Resultado 21
Resultado 22
Resultado 23
Alternativa 3
Resultado 31
Resultado 32
Resultado 33 ***Obs: VEIP é o valor esperado da informação perfeita, o máximo que se poderia ter (ex: valores pintados acima). - Análise de Sensibilidade: é utilizada em cenários de risco, sendo o cálculo da probabilidade baseado em um sistema de equações.
- Incerteza (quando não se tem a probabilidade): são utilizados os métodos maxmax, maxmin, Laplace, realismo ou Hurwicz e critério de mínimo arrependimento.
- Árvore de Decisões: é uma representação gráfica