Teoria das cores
Isaac Newton foi o primeiro a associar que a luz do Sol tinha forte relação com a existência das cores, quando dissociou a luz solar nas cores do arco-íris através de um prisma de três faces que produzia um espectro que ia do vermelho passando pelo laranja, amarelço, verde, azul até ao violeta. Surgia ali o primeiro esboço do que posteriormente viria a ser chamada de Teoria das Cores.
Newton organizou essas cores num circulo conhecido hoje como circulo cromático, onde as cores podem ser divididas em :
Primárias: vermelho, azul e amarelo são cores puras que não podemos obter através de misturas. As demais cores descendem das primárias.
Secundárias: obtidas através da mistura de duas cores primárias, são o verde, violeta e o laranja.
Terciárias: obtidas através da mistura de uma secundária com uma primária. São exemplos o verde-amarelado e o laranja-avermelhado.
A Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores.
As cores possuem algumas definiçoes como :
Matiz: é a cor pura, sem adição de branco ou preto.
Intensidade: quanto mais intensa uma cor, mais “viva” ela é. Podemos enfraquecer uma cor adicionando preto ou branco a ela, ou neutralizá-la adicionando cinza.
Valor: refere-se a luminosidade da cor, depende do escurecimento e do clareamento, mas não da saturação ou da matiz. Uma imagem colorida perde sua matiz ao ser convertida para preto e branco, mas não perde suas caracteristicas tonais.
Escurecimento: variação de matiz obtida através da adição de preto.
Clareamento: variação de matiz obtida através da adição de branco.
Saturação: também chamado de croma, refere-se a pureza da cor. Quanto mais cinza se adiciona a cor mais neutra ela se torna.
Um sistema de cor por ser aditivo ou subtrativo.
Sistema aditivo : Pode-se formar qualquer cor, inclusive o branco, partindo de 3 cores fundamentais, o verde, o vermelho e o azul (red, green e