TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
CURSO ENGENHARIA BÁSICA
TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
RIBEIRÃO PRETO
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO ENGENHARIA BÁSICA
TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA
RIBEIRÃO PRETO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
3- Aplicação na Ciência e Tecnologia 5
4- Impactos Produzidos na Sociedade 7
5- Conclusão 10
6- Bibliografia 10
Toda nossa pesquisa foi baseada em sites como: 11
INTRODUÇÃO
A teoria da relatividade restrita, publicada pela primeira vez por Albert Einstein em 1905, descreve a física do movimento na ausência de campos gravitacionais. Esta teoria concluiu estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. O espaço-tempo na relatividade especial consiste de uma variedade diferenciável de quatro dimensões, três espaciais e uma temporal (a quarta dimensão), munida de uma métrica pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria possam ser utilizadas. É nessa teoria, também, que surge a ideia de velocidade da luz invariante.
O termo especial é usado porque ela é um caso particular do princípio da relatividade em que efeitos da gravidade são ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que é a versão mais ampla da teoria, em que os efeitos da gravitação são integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.
Para fundamentar a teoria da relatividade restrita, Einstein postulou baseado nas equações de Maxwell, que a velocidade da luz no vácuo é a mesma para todos os observadores inerciais. Da mesma forma, ressaltou que toda teoria física deve ser descrita por leis que tenham forma matemática semelhante em qualquer sistema de referência inercial.