Teoria da procura
P D
D` Qd
Curva da procura
A curva da procura DD` dá-nos a quantidade de um bem que um determinado consumidor está disposto a adquirir, em determinado momento e a determinado preço, desde que se mantenham constantes as restantes condicionantes da procura desse bem. Quais são então as restantes condicionantes da procura de um bem, para além do seu preço? 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Preço actual de um bem y, sucedâneo do nosso bem x (Py); Preço actual de um bem z, complementar de x (Pz); Preço previsto de x; Preço previsto de y; Preço previsto de z; Gosto dos consumidores; Rendimento actual do consumidor; Rendimento previsto do consumidor.
“Variação da quantidade procurada” e “variação da procura”. Como dissemos, a quantidade procurada de um bem varia conforme alterações no preço do bem, desde que se mantenham constantes todas as restantes condicionantes da procura. Quando há alterações no preço, altera-se a quantidade procurada do bem, obtendo-se combinações que correspondem a pares (P, Q) situados na curva da procura correspondente. Nesse caso estamos a falar apenas em “variação de quantidade procurada”:
P
P3 ----------------P2 ------------------------P1 ----------------------------------
Q3
Q2
Q1
Qd
Quando, no entanto, se verificam alterações na quantidade procurada de um bem porque se alteram outras condicionantes da procura que não o preço desse bem, é a própria procura que se altera. P D2 D1
P1 ---------------------------
D1 Q1 Q2
D2 Q
Nestes casos, sem se alterar o preço aumenta ou diminui a quantidade procurada, porque