teoria da literatura
Questão 1
A primeira definição apresentada no enunciado para literatura diz respeito à faceta estilística da literatura (o que não é necessariamente o caso para toda e qualquer composição literária, partindo da aceitação de outras definições de literatura). Pode-se usar como exemplo para esta definição de literatura obras poéticas, que se valem de recursos como rima, métrica, e figuras de linguagem.
Por exemplo, no trecho “De tudo ao meu amor serei atento/ Antes, e com tal zelo, e sempre e tanto,/ Que mesmo em face do maior encanto/ Dele se encante mais meu pensamento”, de Vinícius de Moraes, fica claro o uso interpolado de rimas, o que confere um ar artístico para o discurso produzido, uma sonoridade que destoa ligeiramente do uso corriqueiro que fazemos da linguagem. Neste caso, entender-se-ia literatura exatamente segundo a primeira definição, graças a esta forma estética com que o poeta constrói o seu texto; isto, sem se mencionar a métrica, que também confere um ritmo, uma musicalidade ao texto.
A terceira definição apresenta um leque mais amplo para a expressão ”literatura”. E segundo esta definição, espera-se pouco ou mesmo nenhum uso de recursos estilísticos para conferir um ar artístico ao texto, admitindo-se que textos científicos, filosóficos e outros do gênero tendem a usar uma linguagem técnica, bem específica ao público-alvo. Isto porque quando se discorre sobre uma questão levantada, há a necessidade de se atingir o ponto de forma objetiva, com o simples intuito de elucidar a matéria, de forma dissertativa. Não há assim a necessidade de “embelezar” o texto conferindo-lhe um ar subjetivo, ou mesmo emotivo. Como exemplo, cite-se o trecho ‘Novamente, não apenas os limites de luz e sombra na Lua parecem estar desuniformes e sinuosos, mas – e isto gera ainda maior admiração – aparecem lá muitos pontos brilhantes dentro da