Teoria da geografia
Componente Curricular: Teoria da Geografia
Turma 2012.2, Noite
Docente: Belarmino Mariano Neto
Discente: Deverton Lins
Introdução
Com o intuito de estimular o debate da geografia diante da fragmentação do olhar geográfico Ruy Moreira apresenta e analisa os problemas que acercam a geografia moderna. Centrado na crítica aos conceitos de natureza, homem e economia na geografia, o autor apresenta os percursos que conformaram à chamada geografia moderna.
O professor Ruy Moreira faz um balanço teórico da disciplina, discute a forma como ela vem sendo concebida e estudada, mostra o debate crítico que a disciplina enfrenta desde os anos 1970 e explicita como a atual organização do espaço (o todo é a rede global e a parte, os bioespaços) repõe a problemática dos criadores da Geografia dos séculos XVIII-XIX. Para tanto, o livro explica como a Geografia concebe a natureza, o homem (população) e a economia e propõe uma Geografia da civilização sem a tradicional estrutura natureza-homem-economia e um debate com grandes pensadores do ofício, como La Blanche e Milton Santos.
Primeira parte
Ruy Moreira, em Para Onde Vai o Pensamento Geográfico? Aborda de maneira crítica e inovadora a história, a epistemologia e a metodologia do pensamento geográfico, fazendo uma análise dos rumos que a ciência geográfica na contemporaneidade está trilhando.
A história do pensamento geográfico seguiu, em linhas gerais, três períodos bem característicos: a) A baixa modernidade e o holismo iluminista dos séculos XVIII e XIX; A modernidade industrial e a geografia fragmentária dos séculos XIX e XX; e c) A ultramodernidade e a tendência pluralista atual.
O primeiro período caracteriza os prenúncios da geografia moderna e se constitui basicamente de dois momentos: um primeiro no qual o geógrafo alemão Foster e o filósofo também alemão Emmanuel Kant trazem os primeiros elementos teóricos (Kant) e metodológicos (Foster) para uma compreensão