Teoria da Função do Administrador
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
a TEORIA E A PRÁTICA DAS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
NOME: KARINE BUGLIONE, RICARDO VAL RIBEIRO. pROF.: aNTONIO S. FERRARI JR.
PORTO ALEGRE
2012
Conteúdo
Conteúdo 2
Introdução 3
John R. Schermerhorn Jr. 4
James A. F. Stoner e R. Edward Freeman 6
Práticas da Função do Administrador 10
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
A definição da Administração, segundo a filósofa e “expert” em administração Mary Parker Follet, “Administração é a arte de fazer as coisas através de pessoas”. O bom administrador alcança seu objetivo dentro das entidades onde atua, fazendo com que outras pessoas realizem as tarefas necessárias. Com isso, necessita seguir alguns processos gerenciais para concluir com êxito os objetivos estabelecidos.
Sendo, temos como objetivo neste trabalho, apresentar a definição sobre o processo gerencial, especificadamente, “a função do administrador”. Mostrando os pontos de vista de dois consagrados administradores, sobre as quatro atividades principais da administração: Planejar, organizar, liderar e controlar.
Teoria das Funções do Administrador
John R. Schermerhorn Jr.
Ocupa a cátedra Charles G. O'Bleness como professor emérito de Gestão na College of Business da Ohio University, tanto na graduação como em MBA em gestão, comportamento organizacional, e mercado asiático. Também dirige o Center for Southeast Asian Studies. Acumulando em seu currículo cursos ministrados em universidades em três continentes, obteve seu doutorado em comportamento organizacional pela Northwestern University e concluiu um MBA (com distinção) em gestão e negócios internacionais na New York University. Graduou-se em Administração de Empresas pela State University of New York, em Buffalo. Detém ainda o título de Doctorem Honoris, causa concedido pela