Teoria da Expectativa
Esta teoria, ao colocar o esforço como variável dependente do valor percebido da recompensa associa três conceitos, cujos elementos são os seguintes: a- Valor da Recompensa – A recompensa é o elemento final da cadeia de causas e consequências e seu valor é relativo e depende de cada pessoa. Ingressar no serviço público não interessa a um determinado indivíduo, portanto, não há valor a ser atribuído. b- Desempenho e Recompensa – É a crença de que o desempenho permite alcançar a recompensa. Se a recompensa é tornar-se servidor público é preciso passar no concurso. c- Esforço e Desempenho – Componente inicial da cadeia, a crença de que o esforço produz o desempenho. Se o desempenho consiste em passar no concurso, é necessário estudar.
Nessa teoria entra claramente o relato da pesquisa realizada pela bióloga Sarah Brosnan, eles tem senso de justiça já que se recusa a receber um alimento menos saboroso que o os outros.
Teoria da Equidade: Segundo ADAMS (1965 apud MUCHINSKY, 2004), conforme a Teoria da Equidade defendida por ele, o esforço desempenhado no trabalho é consequência da comparação com os esforços dos outros. Nesta teoria a motivação tem bases perceptuais e sociais, ou seja, ela está baseada em quanto o indivíduo vê a si mesmo em comparação com os demais. Na Teoria da Equidade, a pessoa forma uma relação entre seus subsídios e recompensas e a compara com as percepções da relação subsídios/recompensas do outro.
A equidade e a iniquidade pode ser usada para o crescimento pessoal, pois com esses