Teoria da expectativa
Motivação = valor x expectativa x instrumentalidade. Desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, é uma teoria que tenta explicar a motivação humana, é um processo que governa a escolha de comportamentos voluntários alternativos, onde uma pessoa pode fazer suas próprias escolhas. A motivação é nula se no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado, dessa forma, ocorre desmotivação sempre que a valência (valor) é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo. Encara a produtividade como um meio de alcançar satisfação, o esforço realizado para conseguir um alto desempenho, deve ser recompensado com resultados que façam com que o esforço tenha válido a pena. Produtividade não é um fim em si, mas um meio para um fim, de modo que, quando os trabalhadores percebem a produtividade alta como meio que leva a alcançar um ou mais de seus objetivos pessoais, tenderam a produzir mais. A motivação individual será significativamente pelas probabilidades que o funcionário atribua às seguintes relações: que seu esforço conduza a desempenho, que o desempenho conduza a recompensas e que estas satisfaçam objetivos pessoais. A Teoria da Expectativa de Motivação não tenta explicar o que motiva os indivíduos, mas sim como eles tomam decisões para alcançar o fim que eles valorizam.
Modelo de Expectativa Simplificado
O modelo de motivação de Vroom apóia o modelo de expectação da motivação. Os três principais fatores nessa teoria são: Valência, Expectativa e Instrumentalidade. Se um desses fatores não existe, a motivação se vai.
- O valor
Atribui ao resultado advindo de cada alternativa (que ele chama de "valência"). É a inclinação, a preferência para receber uma recompensa, cada recompensa, em um momento preciso, tem um valor único, embora este valor possa variar com o tempo, dependendo da satisfação das