Teoria da dependencia
Erick de Freitas Parentoni Ramos
O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES SINO-BRASILEIRAS DO SÉCULO XX A 2006 E OS DESAFIOS PARA O FUTURO
BELO HORIZONTE
2013
ERICK DE FREITAS PARENTONI RAMOS
O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES SINO-BRASILEIRAS DO SÉCULO XX A 2006 E OS DESAFIOS PARA O FUTURO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) como requisito parcial para graduação em Relações Internacionais.
Orientador: Pedro Henrique Neves
BELO HORIZONTE
2013
RESUMO
O artigo apresenta a análise das relações comerciais, financeiras e econômicas do Brasil com a China. Através de um histórico, busca-se analisar a dinâmica do desenvolvimento dos primeiros contatos na primeira metade do século XX até o desenvolvimento de uma “Parceria Estratégica” iniciada em 1993. O aumento do preço internacional de commodities a partir de 2000 após a crise financeira asiática de 1997 e o avanço no crescimento chinês nesse período, leva a uma necessidade crescente por commodities por parte da China. Com isso, o Brasil se apresenta como fonte primária para o desenvolvimento da indústria chinesa e juntamente com esse desenvolvimento, a economia brasileira também se desenvolve.Com a consolidação dessa parceria e o estreitamento das relações bilaterais, o presente trabalho tem como objeto de análise o aprofundamento das relações Brasil-China ate o ano de 2006 e a sua relação estratégica no comércio internacional.
Palavras-chave: China; Brasil; relações bilaterais econômicas; Parceria Estratégica.
ABSTRACT
The article presents an analysis of commercial, financial and economic relation between Brazil and China. Through a historical, objective was to analyze the dynamics of the development of the first contacts in the first half of the twentieth century until the development of a "strategic partnership" started in 1993. The