Teoria da Cor
Lei de Ohm
Introdução
No âmbito da disciplina Física realizámos uma experiência, no dia 29 de Maio de 2014. O objetivo desta atividade era comprovar a Lei de Ohm, descoberta por Georg Simon Ohm, através dum circuito elétrico composto por, uma fonte de alimentação, dois multímetros, uma resistência e os cabos de conexão. Portanto, pretende-se verificar o declive da reta do gráfico da diferença de potencial em função da intensidade da corrente. A lei de Ohm afirma que, para certos condutores metálicos, homogéneos e filiformes, a uma dada temperatura, a razão entre a diferença de potencial e a intensidade da corrente é constante. Esta constante designa-se resistência do condutor. Portanto, . A resistência elétrica decorre de colisões de eletrões com outros eletrões e com os átomos do material pelo qual a corrente elétrica circula. O gráfico de uma resistência que apresenta um comportamento óhmico ou linear é composto por uma linha reta, enquanto que o gráfico de uma resistência que apresenta um comportamento não óhmico é composto por uma linha não reta.
Material Utilizado
1-Cabos de conexão
2- Fonte de alimentação
3-Dois Multímetros
4-Resistência 100 Ω
Procedimento
1-Montar um circuito como o da figura abaixo com uma resistência de 100 Ω, dois multímetros, para medir a intensidade e a diferencia de potencial do circuito, uma fonte de alimentação e os cabos de conexão.
2-Alterar o valor da tensão do circuito e anotar os valores de intensidade da corrente e diferencial do potencial obtida nos multímetros.
Resultados
Numero de ensaio
Diferença de Potencial(V)
Intensidade(A)
Resistência (Ω)
1
1
0.01
100
2
2
0.02
100
3
3
0.03
100
4
4
0.04
100
5
5
0.05
100
Criámos uma tabela em que colocámos os valores obtidos pelos multímetros, com o aumento da tensão. Com esses valores, obtivemos o gráfico apresentado. O