Teoria da contabilidae
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE
Campo Novo do Parecis - MT
2009
TEORIA DA CONTABILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Teoria da contabilidade. Orientador: Profª. Joenice Leandro Diniz dos Santos
Campo Novo do Parecis - MT
2009
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 10
CONCLUSÃO 11
INTRODUÇÃO
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
DESENVOLVIMENTO
1) Origem da contabilidade
A Origem da Contabilidade está em unir a necessidade de registros do comércio. Há indicativo de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era específica destes, sendo desempenhadas nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios