Historia da contabilidade
A contabilidade não é novidade no mundo dos negócios .Há registram que datam de milhares de anos , a contabilidade não é uma criação de homens brancos , anglo-saxões e protestantes , seu desenvolvimento dependeu de eventos ocorridos na África , na índia , no Iraque , no Irã e em outros lugares . É um produto de uma colaboração intelectual extraordinária entre judeus , cristãos e muçulmanos , é um empreendimento verdadeiramente multicultural. . ( p.49 )
Não sabemos quem inventou a contabilidade .Sabemos , porém , que sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir gradativamente nos séculos XIII e XIV em diversos centros de comércio no norte da Itália. O primeiro codificadoe da contabilidade foi um frei franciscano chamado Irmão Luca Pacioli , que passou a maior parte de sua vida como professor e estudante.O livro escrito por Pacioli era intitulado Summa de arithmetica , geométrica , proportioni et proportinalitá , este que incluía uma seção sobre o sistema de escrituração por partidas dobradas ,e apresentava o raciocínio em que se baseavam os lançamentos contábeis.Seus comentários sobre a contabilidade são tão relevantes e atuais quanto há quase 500 anos . ( p.39 )
Débitos e Créditos
O fato é que os inventores da contabilidade dispunha de capital próprio , despesas e moedas , mas não de números negativos , o que obrigou eles a criarem o método das partidas dobradas ,ou seja ,debitar e creditar , juntamente estas duas operações facilitavam a percepção do que Paciole diria “se o credito foi superado por seu debito” . ( p.45 )
Origem das Palavras
A contabilidade vem de uma linhagem nobre , que é representanta por um vocabulário rico , em sua maior porte são palavras que resultam da base derere , ou dever, Créditos vem da palavra credo , de origem cristão , ou seja , em que se acredita
REFERENCIA :
HENDRIKSEN E. S e BREDA M.F.V . TEORIA DA CONTABILIDADE. São Paulo :Atlas , 1999 .