TEORIA DA CONTABILIDADE
1.1 – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
1.1.1 - FUNÇÕES DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE
Conceito: é a ciência destinada a estudar e controlar o patrimônio das entidades, do ponto de vista econômico e financeiro, observando seu aspecto quantitativo e qualitativo, e, as variações por ele sofridas.
Caracterização: como um contínuo processo de fornecimento das informações referentes, primordialmente, às atividades financeiras das entidades econômicas, de modo que quem se utiliza dessas informações seja capaz de tomar decisões sobre as entidades.
Objeto da Contabilidade é, pois, o patrimônio administrável, à disposição das entidades econômico-administrativas, sobre o qual ela fornece as informações necessárias à avaliação da riqueza patrimonial e dos resultados produzidos por sua gestão.
Tipos de Contabilidade: geral (financeira); e, administrativa (gerencial).
___________________________________________________________________________
O quadro que apresentamos a seguir exemplifica as diferenças básicas entre dois tipos de contabilidade:
FINS EXTERNOS (Financeira)
FINS INTERNOS (Gerencial)
USUÁRIO
Sócios, Credores e Fisco.
Trabalhadores, Gerentes e Alta Administração.
PROPÓSITO
Reportar desempenho passado aos sócios e credores.
Informar o resultado das decisões feitas pelos Funcionários e Gerentes, possibilitando um feedback e um controle do desempenho.
VISÃO DE PRAZO
Atrasado e histórico.
Corrente e orientado para o futuro.
RESTRIÇÕES
Regras e convenções estabelecidas pelos princípios contábeis e pelas autoridades governamentais e fiscais. Estes princípios já estão, de certa forma consagrados, existindo algumas variações de país para país.
Sem regulamentações com o sistema voltado para as necessidades dos gestores a fim de atingir as metas operacionais e estratégicas. Contudo, não existe uma tecnologia que já esteja consagrada.
TIPO DE INFORMAÇÃO