Teoria da contabilidade
Vivemos em um mundo altamente complexo e globalizado. Informação e produtos estão à disposição de todos em qualquer lugar e a qualquer hora. Corporações são criadas e crescem em um ritmo muito rápido, seja pela oferta de crédito fácil e barato encontrado hoje, a própria informação difundida por vários meios ou ainda pelas várias e vastas necessidades humanas que devem ser atendidas todos os dias.
Nestas Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS de Teoria da Contabilidade, estaremos nos envolvendo com a história os conceitos e as normas da Contabilidade, bem como seu emprego nas mais diversas situações das organizações, bem como a figura do Contabilista, também conhecido como Contador, profissional altamente capacitado para ajudar as corporações, os sócios, os investidores e clientes a terem as melhores informações para suas tomadas de decisões.
O objetivo deste trabalho consistiu em trabalhar e estudar a Contabilidade como ciência e profissão do nosso dia a dia, seja nas empresas ou em escritórios de contabilidade. Foram feitas várias consultas na internet, em livros e visitas a escritórios e contadores experientes em nossa cidade.
Nas próximas páginas serão abordadas e exemplificadas todos os conceitos e formas de atuação da Contabilidade no meio acadêmico e empresarial.
Origem da contabilidade O nome Contabilidade deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira, a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Há relatos de que a primeira manifestação contábeis foi a cerca 2.000 a.C, no mercado com a base na troca de mercadoria, a contabilidade servia para medir o valor da mercadoria e definir quanto o mercado possuia., mas a contabilidade só foi reconhecida como ciência partir do século XV. Outra dificuldade que se encontra no estudo da matéria, principalmente no Brasil, é a dos trabalhos