Análise de ecossistemas e suas biodivesidades
ANÁLISE DE ECOSSISTEMAS E SUAS BIODIVESIDADES
Resumo
A biodiversidade tem como finalidade expressar a riqueza de espécies, sendo está o número de espécies presentes em uma unidade geográfica definida. Ela mantém o equilíbrio e a estabilidade do ecossistema.
Seus valores estão relacionados na produção de alimentos, controle biológico de pragas, produção de medicamentos e polinização de plantas.
Os danos causados à biodiversidade não afetam somente as espécies que habitam determinado local, mas, todas as outras e o próprio ambiente uma vez que afeta a fina rede de relações entre as espécies e entre estas e o meio em que vivem.
No campus da UFLA foram selecionados determinados ambientes para realização da coleta de espécies com objetivo de medir a biodiversidade por meio de índices que demonstraram a diferença entre os ambientes analisados, comparando assim os valores e verificando como as espécies são afetadas por diferentes usos do solo.
Palavras chaves: biodiversidade, ecossistema, espécie, riqueza, índice, interação.
Introdução
A realização deste trabalho busca enfatizar a necessidade de preservação da biodiversidade para a conservação das espécies nativas, bem como daquelas que direta ou indiretamente dela dependem.
O Parque Nacional do Itatiaia criado em 1937 foi a primeira unidade de conservação instituída no Brasil. Existem atualmente no território brasileiro mais de 1000 UCs, considerando as unidades administradas pelo governo federal, estadual e municipal, que abrangem aproximadamente 10% do território nacional (IBAMA1, 2004). Pesquisa realizada por al (2001) concluiu Bruner et que em 83% dos casos, as unidades de conservação são eficazes na proteção da biodiversidade, principalmente em relação ao combate ao desmatamento, incêndios e caça.
Neste contexto, a utilização da primeira unidade de conservação instituída no Brasil, pode auxiliar na preservação da biodiversidade e suas espécies nativas. Na