TEORIA DA CONTABILIDADE
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
ALUNA: CAMILA VIEIRA DA SILVA
3º CCNA
QUESTINONÁRIO
1. Em que data pode ser presumida aproximadamente, a existência de sinais objetivos de relatórios contábeis (inventários)?
R= Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas a aproximadamente 2.000 anos a. C, seguramente no terceiro milênio antes de Cristo.
2. Qual o grande fator que possibilitou à Contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
R= A necessidade que os comerciantes tinham em melhorar a qualidade do controle de seus bens
3. Apresente algumas das razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc.
4. Quais os motivos de queda recente da escola europeia e qual foi sua grande contribuição à Contabilidade?
R= 1. Excessivo Culto à Personalidade: grandes mestres e pensadores da Contabilidade ganharam tanta notoriedade que passaram a ser vistos como “oráculos” da verdade Contábil.
2. Ênfase a uma Contabilidade Teórica: as mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos, difundindo-se idéias com pouca aplicação prática.
3. Pouca Importância à Auditoria: principalmente na legislação italiana, o grau de confiabilidade e a importância da auditagem não eram enfatizados.
4. Queda do nível das principais faculdades: principalmente as faculdades italianas, superpovoadas de alunos.
5. Cite os quatro fatores fundamentais sobre os quais se baseia a estrutura da escola norte-americana de Contabilidade?
R= 1. O grande avanço e o refinamento das instituições econômicas e sociais;
2. O investidor médio deseja estar permanentemente bem informado, colocando pressões não percebidas no curtíssimo prazo, mas frutíferas no médio e longo prazos, sobre os elaboradores de demonstrativos financeiros, no