teoria da contabilidade
Curso: Administração
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TEORIAS DA CONTABILIDADE
Professor EAD:
Tutor de Ensino a Distância EAD:
RIO GRANDE /RS 2013
Faculdade Anhanguera do Rio Grande
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA TEORIAS DA CONTABILIDADE
Atividade prática supervisionada da disciplina de teorias da contabilidade curso de Administração da Faculdade Anhanguera Educacional, requisito complementar à avaliação do bimestre com a orientação do tutor presencial Roselaine Trevisol Dutra .
RIO GRANDE /RS
20132013
SUMÁRIO
1. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Os primórdios da Contabilidade resumem-se praticamente no homem primitivo “inventariando” o seu rebanho.
O homem, cuja natureza é ambiciosa, não se preocupa apenas com a contagem do seu rebanho, mas o que é mais importante, com o crescimento, com a evolução do seu rebanho e, consequentemente, com a evolução de sua riqueza.
Observamos em primeira forma, muito rudimentar, de relatório contábil, bem como uma análise de variação da riqueza, que compreende um período entre dois inventários.
Com o passar do tempo, foram pensadas e estudadas as várias formas de registrar os fatos contábeis que davam origem àqueles relatórios.
Dessa maneira, evolui historicamente a contabilidade, partindo dos inventários (relatórios contábeis), apurando os fatos contábeis que davam origem e, por fim, imaginando as formas de registros contábeis.
Costuma-se dizer que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem. Se abrirmos a Bíblia no seu primeiro Livro, Gênesis, entre outras passagens que sugerem a contabilidade, observamos uma competição no crescimento da riqueza (rebanho de ovelhas) entre Jacó e seu sogro Labão. Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para se conhecer este fato era necessário um controle