Teoria da contabilidade
As semelhanças entre minha vida financeira particular e a de uma empresa, incluindo a contabilidade.
A contabilidade surgiu pela necessidade do homem de mensurar, acompanhar e controlar suas riquezas. Atualmente a contabilidade é um instrumento importante de auxilio aos gestores ou um individuo comum na tomada de decisões, pois ela mensura, coleta os dados econômicos, registra, resume-os em forma de relatórios, demonstrações e planilhas; fornecendo informações econômico-financeiras referentes ao patrimônio, às receitas e ás despesas, ao fluxo de caixa, ao Capital, etc.
A minha vida financeira possui semelhanças com a de uma empresa. Minhas receitas são através de recebimentos de aluguéis, salários e rendimentos de poupança; enquanto as de uma empresa são através da venda de mercadorias, produtos, serviços, aplicações financeiras e etc; e as despesas assim como a de uma empresa são diversas, como: compra de vestuário, pagamentos de água, energia elétrica, telefone, refeições, hospedagens, seguros, assistência médica, faculdade, transporte, juros, multas, cartão de crédito, IPVA, IPTU e etc.
O controle dos meus recursos financeiros é feito pelo fluxo de caixa, acompanhado de conciliações bancária em uma planilha no Microsoft Excel, mas dependendo da necessidade pode ser feito através de sistemas mais modernos como os utilizados nas empresas. Através do fluxo de caixa posso organizar e planejar os meus gastos futuros de acordo com os meus saldos, que podem ser positivos ou negativos.
Assim como uma empresa, também possuo um patrimônio que é composto de bens, direitos e obrigações, tais como: carro, terreno financiado, empréstimo bancário, casa, máquina digital, computador, impressora, móveis, aparelhos eletrônicos, conta bancária.
A contabilidade pode ser utilizada para controlar o patrimônio das empresas, assim como também de pessoas comuns, facilitando a tomada de decisões e garantindo mais conforto ao individuo e sua família.
CAPITULO III –