Mecanismos de aumento de dureza
Mecanismo de Aumento de Resistência
Atividade Proposta:
1. Faça uma síntese a respeito dos mecanismos de aumento de resistência nos metais. Você deve englobar os conceitos de: recuperação, recristalização e crescimento do grão.
Mecanismos de Endurecimento
Obtemos aumento da resistência mecânica durante a deformação plástica de um metal aumentando a densidade das discordâncias.
Os mecanismos de endurecimento baseiam-se essencialmente em restringir o movimento de discordâncias pela estrutura cristalina, através da introdução de obstáculos, tais como, contornos de grão, outras discordâncias, átomos intersticiais ou substitucionais, ou ainda pela presença de precipitados de segunda fase.
Quando um material cristalino é deformado, sua dureza aumenta à medida que as deslocações se tornam mais entrelaçadas, e a sua ductilidade cai. Se o material é aquecido a uma temperatura relativamente elevada, as deslocações de sinais contrários começam a se cancelar mutuamente; os defeitos puntuais desaparecem, e propriedades físicas, tais como a resistividade elétrica, voltam a ter valores próximos aos do metal sem deformação.
Este processo é chamado recuperação. A microestrutura, observada no microscópio óptico, se mantém inalterada até que, em uma temperatura mais alta, os grãos alongados se transformam em grãos finos e equiaxiais, e a dureza e a ductilidade voltam a ter valores próximos dos originais.
Esta nucleação de grãos novos, sem deformação, em um material deformado, se chama recristalização e prossegue até que toda a peça seja formada de grãos novos, como na. O nome dado ao tratamento térmico que provoca a recristalização e, em conseqüência, o amaciamento, é recozimento.
Uma deformação feita abaixo da temperatura de recristalização é denominada trabalho a frio. Se a deformação é feita acima da temperatura de recristalização,
será um trabalho a quente.
Um material trabalhado a quente não encrua,