teoria da contabilidade
A contabilidade tem por principio básico ajudas os seus usuários nas decisões a serem tomadas para um crescimento da entidade ou de uma organização, essas decisões são tomadas a partir de relatórios que são gerados através dados de entrada e saída da empresa, parcialmente quantitativa por materializar através de ATIVO = PASSIVO + PATRIMONIO LIQUIDO. Com isso, estes usuários, acionistas, credores em geral, bancos, cliente e etc. terão com mais realidade a real posição social da empresa para seus negócios. Para essas tomadas de decisões são usadas análises de natureza econômica, financeira, física e produtiva, que trará tudo que são necessárias para seus usuários.
Para que tudo isso ocorra deve ser levado em conta dois pontos muito importantes:
1. As empresas devem exibir totalmente suas informações para que seja feita uma avaliação real da situação de seu patrimônio e de seus resultados, para uma análise mais profunda deveram ser usados gráficos ou notas explicitas com dados que não estiverem nas mesmas.
2. A contabilidade tem um relacionamento estreito com os aspectos jurídicos, que muitas não vezes não conseguem transpassar a essência da economia, que visa a essência ao invés da forma, que significa, na venda de um ativo compromete-se fazer uma recompra por um valor em certa data. Nisso, registra-se uma operação de financiamento e não compra e venda.
PASSO 2
Com relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente