Teoria da contabilidade
Com o passar do tempo, a Contabilidade vem ganhando mais espaço dentro das empresas, pois é cada vez mais necessário, em um mundo competitivo, o uso de informações reais e lícitas, que realmente sejam o espelho da organização. A globalização contribuiu demasiadamente para esse avanço contábil, uma vez que com ela as grandes empresas se viram obrigadas a dar mais atenção aos relatórios contábeis, pois é através deles que o gestor saberá se a empresa está preparada para dar mais um passo à frente.
As demonstrações contábeis possuem grande importância na análise empresarial, uma vez que através delas é possível obter índices financeiros, econômicos e operacionais. Tais índices demonstram como está a situação da organização, qual é à margem de lucro, o grau de endividamento, o lucro operacional, dentro outros. O gestor, por sua vez, fará uso desses indicadores para preparar a empresa na busca das melhores soluções.
É devido a essa crescente importância dos relatórios produzidos pela Contabilidade na gestão das empresas, que o conhecimento contábil torna-se quase uma obrigação aos gestores, pois não bastam que tais relatórios alcancem os gerentes, estes têm também que entendê-los. É nesse contexto que surge o papel do controller, o chamado controlador, “executivo financeiro responsável principalmente pelas contabilidades gerencial e financeira”, segundo o Dicionário de Contabilidade, de Sérgio de Iudícibus, José Carlos Marion e Elias Pereira.
Dentro desse contexto, a Teoria da Contabilidade possui papel fundamental, pois é através dela que a prática