Relatório
1-Introdução
Foram utilizados quatro experimentos relacionados a medidas de volume. Tais experimentos realizados têm como objetivos a justificação do uso de vidrarias, relacionar e discutir os resultados de medidas de volumes em algumas vidrarias.
E com relação a medidas de massa, foi utilizado somente um experimento. E esse experimento tem como objetivo mostrar o uso da balança analítica para medidas de massas iguais em diferentes vidrarias.
2- Parte experimental
2.1- Materiais e reagentes
Proveta (50 ml)
Proveta (100 ml)
Bureta (10 ml)
Bureta(50ml)
Pipeta (10 ml)
Erlenmeyer (125 ml)
Béquer (50 ml)
Balão volumétrico (100 ml)
Funil
Pisseta
Balança (precisão ± 0,1 g)
Água destilada
2.2- Procedimento
No primeiro experimento, foram utilizadas a pipeta (10 ml), a bureta (10 ml) e a proveta para medirem 5 ml de água destilada. Ao fim de cada experimento, foram anotados os resultados obtidos.
No segundo experimento, foram medidos 50 ml de água em uma proveta (50 ml) e depois a mesma quantidade de água foi transferida para um balão volumétrico (50 ml).
No terceiro experimento, foram medidos 40 ml de água em uma proveta (50 ml) e depois 40 ml de água em uma outra proveta (100 ml) com o auxílio de uma pisseta. Feito isso, foi adicionado 1 ml de água com uma pipeta em ambas as provetas.
No quarto experimento, uma bureta foi preenchida com água destilada até zerar. Depois foi escoado 50 ml do líquido sobre o erlenmeyer graduado (125 ml).
No quinto e último experimento relacionado a medidas de massa, foram medidas a massa de uma proveta (50 ml), de um balão volumétrico (50 ml) e a de um béquer (100 ml). Depois foram adicionados 50 ml de água destilada em cada uma das vidrarias e, por conseguinte foram pesadas.
3- Resultados e discussão
Com relação ao primeiro experimento, foi observado que o mesmo volume de água destilada era equivalente nas três vidrarias. Desse modo, utilizamos a pipeta graduada, a bureta e a