teoria da contabilidade
A Evolução Histórica da Contabilidade Neste primeiro contato, gostaria de propor uma viagem no tempo para descobrirmos a história do dinheiro. A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros.
De acordo com autor, Marion , a evolução histórica da Contabilidade inicia-se na Era da Antiguidade, onde o homem sustentava a sua família através da experiência como agricultor, desempenhando atividade como pastoreio e da sua sabedoria; observava as mudanças climáticas, ou melhor, as estações do ano.
A Contabilidade no início de tudo Segundo Marion , a função da Contabilidade já no início da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza.Como naturalmente o homem é ambicioso, a Contabilidade existe desde o início da civilização. alguns historiadores preferem dizer que essa ciência existe desde 4.000 a.C, outros informam em 6.000 a.C.Sendo assim, os primeiros sinais de atividades comerciais nasceram a 4500 a.C., onde culturas, civilizações e sumérios da Mesopotâmia se voltaram à agricultura, fizeram aparecer cidades e ampliaram as vendas comerciais.O apontamento dessas barganhas era feito em placas de argila, nas quais eram verificados os resultados obtidos numa colheita, os elementos trocados, os impostos e taxas arrecadadas pelas seitas religiosas. Outros historiadores citam cientistas, que afirmam que desde o Homo sapiens, há cerca de 30 mil anos, já havia certo tipo de noção contábil. Mas os apontamentos das intervenções comerciais, industriais e públicas receberam uma organização mais