Visita a logistica
Foi observado os seguintes fatores:
. Maior rigor no recebimento. Durante o processo de recebimento foi observado que só é recebido produtos mediante o pedido realizado. Não há uma “exceção constante” sobre fornecedores que chegam sem pedido, sem cadastro ou outra divergencia. Ocorre o não recebimento da carga ou re-agendamento até a solução da divergência. Os produtos chegam unicamente paletizados (um produto por pellet). Foi confirmado pela gerente logística Fernanda, que os fornecedores quer apresentam maiores divergências durante o nosso recebimento (exemplo citado: Reckit) se adequaram as normas estabelecidas pela logística do Bonanza, de um produto por pallet. Foi mostrado um caso de um fornecedor que esta palletizando o produto na área externa, para depois ser autorizado o recebimnto do mesmo.
. Janelas no faturamento das lojas O faturamento não ocorre diáriamente para todas as lojas, existe “janelas” ou “intervalos” para o faturamento. Estudo levando em consideração o giro das mercadorias das lojas visando enviar em um único carro o faturamento de alimentos e não alimentos.
Exemplo:
As segundas são geradas as lojas de 01 a 10, que dependendo do giro pedem ter um intervalo de um ou dois dias até o próximo faturamento. O faturamento abastece todas as categorias (alimentos e não alimentos). Consecutivamente as demais lojas. Esse exemplo pode ser executado em nossa rede (mediante estudo), a principio, nas menores lojas. Visando aperfeiçoar e desafogar os gargalos gerados com o faturamento diário.
. Layoutização para melhor eficácia na separação Foi realizado um estudo mediante o giro das mercadorias para a implantação do WMS que, visou uma leyoutização dos produtos seguindo a regra de Peso, grandeza e miudeza. Processo o qual já estamos em estudo.
. Quadro semanal apontando as alterações nos setores.