Teoria da comunicação - Armando
“No princípio era o verbo
E o Verbo estava com Deus
E o Verbo era Deus”
(Jo 1, 1)
Muitas vezes a gente não se sai melhor na vida, por causa de problemas de comunicação, ou não soubemos nos comunicar, ou não soubemos entender bem a comunicação da outra pessoa, do grupo, da comunidade, ou até mesmo da natureza.
Para que possamos nos comunicar bem, precisamos observamos algumas regras básicas. Aliás, essas regras nós já conhecemos na prática. Talvez não as conheçamos de forma organizada. Neste capítulo, elas serão tratadas como: Teoria da Comunicação.
Regras Básicas da Comunicação:
Regra N. 1 – “Todo comportamento é comunicação”;
Regra N. 2 – “Toda comunicação tem dois componentes”:
a) Mensagem ou conteúdo;
b) Relação entre os que estão se comunicando.
Regra N. 3 – “Toda comunicação depende da pontuação”.
Regra N. 4 – “Toda comunicação tem duas formas de expressão”: a Comunicação verbal – palavras, e a Comunicação não verbal (analógica).
Regra N. 5 – A comunicação pode ser: Simétrica, baseada na semelhança e Complementar, baseada no que é diferentes.
Regra N. 1: “Todo comportamento é comunicação”
Na maioria das vezes a comunicação feita com gestos e atitudes ocorre de forma inconsciente e não intencional. Acontece sem que percebamo. Com atitudes silenciosas como essas, nós comunicamos coisas sutis, como por exemplo “não estou de acordo”, “eu te detesto”, “não agüento mais”, “se continuar assim, vou explodir”, e tantas outras. Mas como a mensagem não foi confirmada com palavras firmes e claras, permitimos que o outro interprete como quiser. Aí perdemos a chance de expressar nossa opinião, de esclarecer mal-entendidos, pensamentos e sentimentos indispensáveis à vida em grupo, à vida comunitária.
A consciência que tenho de mim, nasce de uma relação de comunicação com o outro.
Nesse caso, a pessoa fez uso de um problema como a surdez, o sono, a “dor de cabeça”, para evitar a comunicação. É por isto que nós dizemos que todo