Teoria da Arquitetura
Descrição
Nossa instalação é precedida por um anteparo, ambiente que visa neutralizar a percepção do visitante. Como um espaço arquitetônico, nossa instalação explorou os seguintes elementos: forma, cor, textura, luz e escala.
Quanto à forma, consiste em um corredor de 3,00 metros de comprimento, 2,10 metros de altura e 1,40 metros de largura. Tem forma ortogonal e longilínea, dando-a uma sensação de continuidade. A estrutura é em estilo wood frame, feita de sarrafos de madeira, conectados por parafusos e organizados de modo que formam pórticos de metro a metro auto sustentáveis. As paredes (placas de Eucatex) são parafusadas a esta estrutura, deixando-a inclusive mais rígida. Como as placas vendam completamente a entrada de luz na estrutura, foi necessário dividir a placa que formava o teto em ripas que permitem a passagem de luz através de fendas. Serão utilizadas focos de luz dispostos em ritmo e intensidade padrão. Para os mecanismos não ficarem expostos, eles serão vendados por tecido TNT de cor preta.
Utilizamos somente o preto e o branco na instalação, cores que são, ao mesmo tempo, neutras e antagônicas, para criar um contraste de luminosidade no ambiente. Além disso, cria um ritmo visual interessante por ter o branco se destacando na superfície preta. A textura escolhida complementa ainda mais a escolha das cores, pois as paredes, revestidas em adesivo Contact preto, são cobertas por cubos de papel branco.
A tridimensionalidade dos cubos dá ainda mais destaque a diferença de cores, ao mesmo tempo formando uma textura padronizada ao longo da instalação. Os cubos são dispostos em módulos com as dimensões dos