Teoria da Arquitetura
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Teoria da Arquitetura V – Celso Lomonte Minozzi e Carlos A. Coelho
Turma E
Aline Serra Ferreira – Ketlen Keiko – Larissa Aila dos Santos – Letícia Becker Savastano
I.
Resumo: JAEGER, W. Paidéia: A formação do homem grego. São
Paulo: Martins Fontes, 2013
O Estado Jurídico e o Seu Ideal de Cidadão
A contribuição para a formação do homem político se deu mais por Esparta.
Em Atenas ocorreu a criação do novo espírito que se apoderou do Estado. E foi na Jônia que se originou as novas ideias políticas, sendo os responsáveis por liberar as forças individuais, dando origem a uma nova organização do Estado.
Junto com as novas ideias e organização da polis (cidade-estado), o comércio jônico cresceu com rápido desenvolvimento industrial na Ásia Menor, introduziu a cunhagem do ouro, substituiu a troca pela circulação monetária.
Contudo, inicia-se um novo espírito humano, visando à liberdade, vivacidade, iniciativa e ampla visão. Este espírito crítico fez com que a população exigisse leis escritas. Agora direito escrito era direito igual para todos.
Homero designa o direito com o termo Themis, a qual é vista como a autoridade do direito da lei e sua legalidade. Um direito autoritário. É exposto também o conceito do termo dike, sendo este a luta de classes, cumprimento da justiça. O sentido da palavra significa que há deveres para cada um e que cada um pode exigir. A dike é marcada como início de evolução, a qual caminha para a democracia ateniense.
O termo dikaiosyne foi criado a partir do novo ideal constituído pelo dike, pela intensificação do sentido da justiça e da sua expressão em uma determinada arete. Era pelo qual evitava-se as transgressões. Arete é o conceito que representa excelência, a virtude, o tipo de homem ideal. A nova dikaiosyne tornou-se arete por excelência.
A obediência das leis, conceito de justiça, direito consuetudinário válido para todas as