Teoria da adminstração
A Teoria Geral da Administração trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente. Começou com uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista de sua aplicação.
Ênfase nas tarefas foi o inicio da Teoria Geral da Administração foi o primeiro passo, onde se passou a estudar os movimentos e tempo para realizar as tarefas com a finalidade de reduzir a fadiga entre os operários, a organização racional do trabalho, uma melhor divisão de tarefas e cargos, uma padronização no modo de produção, e o inicio do uso de incentivos salariais e prêmios por produção. Logo houve a ênfase na estrutura organizacional onde se começa a ideia de que administrar é planejar e organizar a estrutura dos órgãos e cargos componentes da empresa, bem como controlar as suas atividades o que vai alem da soma da eficiência individual dos funcionários, ela é uma adequação de órgão e cargos, não basta um funcionário ser bom, ele precisa estar inserido no cargo correto, onde ele poderá produzir mais e melhor.
1.1 - ÊNFASE NAS TAREFAS
A Administração Científica é o nome que recebeu por causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os métodos científicos aplicados aos problemas da administração são a observação e a mensuração. Teve seu início no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915), considerado o fundador da moderna Teoria Geral da Administração. Características:
Pragmatismo: ênfase na prática e na aplicação no trabalho organizacional:
Organização racional do trabalho por intermédio da análise e da racionalização do trabalho;
Divisão do trabalho e especialização do