Teoria de adminstração
Passo 1
Ênfase nas tarefas: a) Teoria clássica da administração; o objetivo principal para o surgimento dessa teoria foi a busca da eficiência nas organizações. Métodos de produção escritos e descriminados na condição de prever , visionar , avaliar as situações atuais para estar preparado nas condições futuras. Organizar funções , departamentos e a produção. Comandar, fazer a organização funcionar , cada qual em seu setor , afim de obter retorno de todos os colaboradores da empresa. Coordenar , harmonizar as atividades , facilitar , obter sucesso . Controlar, estar atento a todas as atividades da empresa.
A teoria divide as tarefas em duas formas, sendo vertical e horizontal. Vertical define responsabilidade e função por hierarquia , e é uma situação individualista. Horizontal , tem os mesmo níveis hierárquicos , onde cada departamento é responsável por sua atividade.
A visão da teoria clássica é simples e bastante útil nos dias de hoje, para a execução de tarefas rotineiras do cotidiano, situações estáveis . Já que a teoria se mostra um tanto quanto inflexível , pois foi criada numa época de estabilidade. b) A burocracia é uma forma de organização racional , onde tudo é formulado e registrado , formalmente organizado , caracterizado por uma divisão de trabalho sistemática , onde adequa-se os objetivos a serem atingidos , estabelece as atribuições de cada colaborador.
Cada um deve sabe suas tarefas, seus limites , deveres e direitos. A distribuição das atividades é feita impessoalmente, ou seja, por cargo e função e não pela pessoa envolvida . Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um superior , as atividades são executadas de acordo com as rotinas e procedimentos.
A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos participantes. O funcionário é especializado nas atividades de seu cargo.
Um grande problema desse segmento da burocracia , é que o funcionário está tão voltado para dentro da