Teoria da administração
O mundo deixa a era de agricultura e artesanato e rapidamente começa o processo industrial, logo se transforma em países de primeiro mundo.
A administração é o processo de de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais. A Administração envolve um complexo de decisões e ações aplicado a uma variedade de situações em uma ampla variedade de organizações.
ABORDAGEM CLÁSSICA
A abordagem clássica se divide em:
Administração científica com o americano Frederick Winslow Taylor
Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.
A abordagem clássica é consequência da revolução industrial, grande crescimento desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a eficiência e competências das organizações.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Taylor foi o fundador da administração cientifica , nascido em Filadélfia, Estados Unidos. Iniciou sua carreia como operário na Medvale Steel até chegar a engenheiro .O nome da Administração Científica é devido a tentativa de aplicações dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial.
O objetivo da administração de Taylor era pagar salários melhores e reduzir os custos unitários de produção.
Pra chegar ao objetivo, a administração deve aplicar o processo de padronização que permite o controle das operações fabris.
Os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições adequada de trabalho para que as normas possam ser compridas.
Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões executar suas tarefas para que a produção normal seja comprida.
Frederick Taylor inicia o processo da escola de administração científica, procurando aumentar a eficiência das empresas por meio de racionalização, do trabalho operário.
O europeu Henry Fayol desenvolveu a teoria clássica procurando aumentar a eficiência das empresas por meio da organização e aplicações dos