Teoria da administração
Algumas definições para Sistemas: · É um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades. · É um conjunto de elementos inter-relacionados, de quaisquer espécies, os quais apresentam as seguintes propriedades: as propriedades de comportamento de cada parte do conjunto têm um efeito nas propriedades ou comportamento do conjunto como um todo; nenhuma parte do conjunto tem um efeito independente do todo; · Sistema administrativo é o conjunto ordenado de elementos técnicos integrados de forma a atingir um dos objetivos da organização ou a execução de uma de suas funções dentro de critérios preestabelecidos. A integração é a base da definição.
Os autores afirmam que estamos começando a mover-nos em direção à resolução do dilema da psicologia social... por intermédio da teoria dos sistemas abertos. O subsistema institucional - dos três subsistemas que compõem o sistema maior - é o responsável pelas transações da organização com o ambiente em que atua. A abordagem dos sistemas abertos dá ênfase à relação entre a estrutura (organização) e o meio que lhe dá suporte, pois sem entradas contínuas a estrutura termina por se deteriorar. E a forma de manter essa estrutura aberta é fortalecer a sua principal fonte motivadora: os seus recursos humanos.
As principais características dos sistemas abertos, segundo Katz e Kahn são: · Os sistemas abertos importam alguma forma de energia do ambiente externo. As organizações precisam de suprimentos de energia de outras organizações, pessoas ou do meio ambiente material; · Os sistemas abertos transformam a energia disponível como, por exemplo, o processameto de materiais, a consecução de um novo produto ou serviço. · Os sistemas abertos exportam certos produtos para o meio ambiente; · O resultado monetário é utilizado para obtenção de mais matéria-prima e mais trabalho que gerará mais entrada, transformação e saída; · Para sobreviverem, os