teoria da administração
Daniel Katz e Robert Kahn, da Universidade de Michigan, foram dois dos primeiros estudiosos a defenderem a causa da Teoria de Sistemas Abertos nos estudos organizacionais. O modelo de organização como sistema aberto de Katz e Kahn apresenta quatro elementos-chaves: natureza dos sistema sócias, componentes, tipos de subsistemas e relacionamento como o ambiente.
Natureza dos sistemas sociais: Katz e Kahn observam que os sistemas sociais são idealizados; as pessoas inventam padrões complexos de comportamento e projetam estruturas sociais pela representação daqueles padrões de comportamento.
Componentes: Os componentes de sistema social são: o comportamento no papel dos membros; as normas prescrevendo e restringindo esse componentes; os valores nos quais os comportamento estão embutidos.
Tipos de subsistemas: são cinco tipos de subsistema aqui identificado: subsistema produtivo, que esta relacionado ao trabalho que é feito; subsistemas de apoio; subsistemas de manutenção, para vincular as pessoas a seus papeis funcionais; subsistemas adaptativos, relacionados com a mudança organizacional; subsistemas administrativos, para a direção.
Relacionamento com o ambiente: afirmam que o funcionamento organizacional deve ser estruturado em relação ao ambiente. Desse modo, os sistemas sociais, como sistemas abertos, são dependentes de outros sistemas sociais.
Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes.
Em 1962, Alfred Chandler Jr. Realizo uma das mais sérias investigações históricas abordando a estratégia de negócios. Estudou quatro grandes empresas