teoria da administração
A partir da década de 50 os Estados Unidos que desenvolveu uma concepão a administração, baseando no comportamento humano nas organizações. O comportamento na teoria das organizações. O comportamento na teoria administração e a baixa democrática e flexíveis é a abordagem comportamental é a marca para enfatizar a ciência psicológica organizacional.
– Origens: BEHAVIORISMO também como a teoria comportamental da administração, para enfocar a teoria das relações humanas de Elton Mayo. Em 1947 surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo, de Herbert ª Simon. É um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções - das principais idéias da Teoria das Relações Humanas. É o início da Teoria das Decisões. A oposição da Teoria das Relações Humanas (com profunda ênfase nas pessoas) à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou para a Teoria Comportamental.São autores desta Teoria: Herbert Alexander Simon, Chester Barbard, Douglas McGregor, Abraham Maslow, Frederick Herzberg, David McClelland, entre outros. Explicando o comportamento individual de como as pessoas se comportam, Assim, um dos temas fundamentais da Teoria Comportamental da Administração foi à motivação humana. Os autores administrador verificou que precisam conhecer necessidades humanos para entender o comportamento humano e motivação para poder entender melhor as qualidades de vida.
Psicólogo norte-americano, Abraham Maslow foi o criador da hierarquia de necessidades, conhecida como a “Pirâmide de Maslow”. apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência.
Somente quando um nível inferior de necessidade está satisfeito, surgirá um outro mais elevado, e assim, até o topo da pirâmide. É