Teoria da Administração
Capítulo 5
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Ela tem suas origens nos seguintes fatos:
1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando – a aos novos padrões de vida do povo americano.
2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial.
3. As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental.
4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
A experiência de Hawthorne
O Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA, em 1927, realizou a Experiência de Hawthorne numa fábrica da Western Eletric Company, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção.
1. Primeira fase - Foram observados dois grupos de trabalhadores que executavam a mesma tarefa. Um grupo trabalhava sob uma iluminação ambiente constante e o outro sob uma iluminação instável. O resultado foi que ambos os grupos tiveram uma produtividade mais elevada. A conclusão desse teste foi que, com os funcionários sabendo que estavam sendo estudados, motivaram-se a produzir mais.
2. Segunda fase - O local de trabalho, a forma de pagamento e os intervalos foram modificados com a distribuição de lanches. Com esses benefícios, os trabalhadores passaram a produzir mais e com maior satisfação.
3. Terceira fase - A equipe realizou uma série de