Teoria da administração
A obra de Fayol Sua obra foi criada no ano de 1916, e após 10 anos foi traduzida para o inglês e alemão, é uma obra que visava à produtividade da empresa, onde o foco principal era a estrutura e funcionamento da empresa, vindo do todo organizacional, fossem elas órgãos (como seções, departamentos) ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas) e não do individual como a teoria científica pregava.
Atividades na empresa:
Atividades dentro da empresa segundo obra de Fayol: 1. TÉCNICAS: Relacionadas à produção de bens ou serviços da empresa. 2. COMERCIAIS: Relacionadas à compra e venda. 3. FINANCEIRAS: Relacionadas à gerência de capitais. 4. SEGURANÇA: Relacionada à proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5. CONTÁBEIS: Relacionadas à inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6. ADMINISTRATIVAS: Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções, onde as funções administrativas coordenam e sincronizam as outras funções da empresa.
Funções do administrador:
Fayol atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional, chamadas de PO3C (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar).
Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.
Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os esforços coletivos.
Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e ordens dadas
Proporcionalidade das funções administrativas:
Segundo