Teoria da administração
Ao estudarmos administração, nos deparamos com teorias e estudos realizadossobre a melhor forma de coordenar pessoas, aprimorar a produção, otimizar o processo produtivo, enfim, a melhor forma de administrar. A Administração Científica foi o primeiroestudo conclusivo realizado com o intuito de melhorar a produção, padronizando seu processo, de forma a conseguir a máxima eficiência possível na realização desta tarefa.Este trabalho consiste em apresentar Taylor, suas idéias e sua teoria. Além disso,também serão vistas as conseqüências do Taylorismo e o que foi positivo ou negativo a partir da revolução ocorrida com essa nova forma de organização da produção.
“
O principal objeto da gerencia deve ser assegurar a máxima prosperidadede cada empregado e do patrão”
– Frederick Taylor
Habilidades humanas São habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como lideres.
Segundo chiavenato habilidade humana [...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupo de pessoas.”
Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.
Acontecimentos que ocasionaram o surgimento das teorias administrativas
A moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial:
a-) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
b-) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
PRIMEIRO PERÍODO
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo