Teoria da administração
.O pensamento sistêmico é a ferramenta que lida com a complexidade. O enfoque sistêmico possibilita: Visualizar a interação de componentes que se agregam em totalidades ou conjuntos complexos.
.Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos. Criar soluções para problemas complexos., com sua perspectiva das interpretações e soluções para problemas complexos, complementa e integra os conhecimentos especializados da administração. Por exemplo, o enfoque da administração científica não se preocupava com o desempenho da organização como totalidade, apenas com a eficiência fabril. Porém, o gerente que atacar questões de eficiência sem considerar as implicações da poluição, do comportamento humano e muitas outras, simultaneamente, enegligenciar o desempenho da organização, certamente estará criando problemas em vez de resolvê-los.
.O ponto de partida do enfoque sistêmico é a idéia de sistema. Cientistas e filósofos há muito vêm trabalhando com a idéia de sistema, para ajudar a entender e dar soluções complexas para problemas complexos. Sistema é um todo complexo ou organizado; é úm conjunto de partes ou elementos que forma um todo unitário ou complexo. Um conjunto de partes que interagem e funcionam como todo. Qualquer entendimento da idéia de sistema compreende: Um conjunto de entidades chamadas partes, elementos ou componentes. Alguma espécie de relação ou interação das partes. Avisão de uma entidade nova e distinta, criada por essa relação, em um nível sistêmico de análise. Os sistemas são feitos de dois tipos de componentes ou partes Físicos ou concretos, ou itens materiais, como equipamentos; 'máquinas, peças, instalações e até mesmo pessoas. Esse é o hardware dos sistemas. Conceituais ou abstratos, como conceitos, idéias, símbolos, procedimentos, regras, hipóteses e manifestações do comportamento intelectual ou emocional. Êxito software dos sistemas. Muitos sistemas são formados por uma combinação