Teoria da administração
Defendia então que a administração que deveria cuidar do planejamento, organização, controle, determinação de métodos. A administração deveria, selecionar, treinar, ensinar e desenvolver cada trabalhador, assim a pessoa certa teria o trabalho certo. A administração deveria ter uma distribuição igual de trabalho e responsabilidade entre os administradores e trabalhadores. Cronometragem para definir com precisão a produção padrão por trabalhador em cada tarefa.
Cartões de instrução, roteiros, especificações de materiais para coordenar e organizar a fabrica; supervisão com uma cuidadosa seleção de treinamento; sistema de incentivo para aumentar a eficiência e aliviar a carga de responsabilidade dos encarregados.
Para os críticos da Escola humanista, a teorias de Taylor, na Abordagem Clássica da Administração:
Transformou o homem em uma maquina, o operário é tratado apenas como mais uma engrenagem, passivo e sem poder de decisão. A administração clássica não leva em conta lado social e humano do trabalhador, e sim apenas tarefas executadas na linha de produção.
A administração deveria, treinar, ensinar e desenvolver cientificamente, cada operário, assim a empresa teria a pessoa certa no trabalho certo, porem reduziria a satisfação do operário, e o mesmo adquiria uma visão limitada do processo.
O lado social e humano do operário não é levado em conta e sim somente suas tarefas e produção executadas na linha de produção.
Propõe abordagem cientifica na Administração, no entanto carece de comprovação cientifica e teve sua formulação baseado no conhecimento empírico.
A AC restringe aos aspectos formais da organização,