teoria da administração cientifica-característica e objetivos
Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa e Especialização do trabalhador: foi a divisão do trabalho e a especialização do operário elevou sua produtividade, com isto, cada operário passou a ter a sua ação limitada a uma única operação ou tarefa, de maneira contínua e repetitiva, formando assim a linha de produção. A partir daí, o operário perdeu a liberdade e a iniciativa de estabelecer a sua maneira de trabalhar.
Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas (Desenhos de Cargos):Define métodos e estabelece normas para a execução do trabalho, desenho de cargos e de tarefas, tem como finalidade criar, projetar e combinar cargos com o intuito de uma tarefa ser executada com os demais cargos existentes dentro da organização. Essa simplificação no desenho dos cargos permite algumas vantagens como: a admissão de empregados com qualificações mínimas reduz os custos de produção, minimização dos custos de treinamentos, redução de erros na execução do trabalho, minimizando os índices de refugos e retrabalhos, facilidade de supervisão, aumento da eficiência do trabalhador.
Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho: O instrumento básico de racionalização do trabalho é o estudo de tempos e movimentos. O trabalho é mais bem executado e de forma mais econômica através da análise do trabalho. Isto é através da divisão e subdivisão dos movimentos de uma tarefa, Taylor percebeu que a decomposição das tarefas em seus movimentos permitia a sua análise e a sua reprodução em uma série ordenada de movimentos, fazendo com que cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões.
Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores: baseado na anatomia e fisiologia humana, evitar movimentos inúteis na execução da tarefa, executar economicamente movimentos