teoria da administraçaõ
Apesar de haver sempre críticas ao uso do orçamento nas empresas, algumas mais recentes e ácidas, não há dúvidas que esse modelo de controle financeiro e administrativo se impõe a todas as entidades, sejam elas empresas com fins lucrativos ou outras, com diferentes objetivos, na indústria no comércio ou na prestação de serviços.
A grande vantagem do processo orçamentário é obrigar a empresa e, conseqüentemente, seus gestores a trabalharem sempre em perspectivas de futuros. O plano orçamentário resume todas as atividades futuras da empresa no modelo das demonstrações financeiras, mensurando economicamente os planos operacionais e permitindo com isso, um controle antecedente de todas as suas atividades.
A empresa vista como um sistema aberto possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se interrelacionam buscando atingir a eficácia. Entendemos como modelo de gestão os princípios de administração que influenciarão o processo decisório, a estrutura organizacional e o sistema de informações. Tendo sido definido os princípios, a empresa passará a delinear sua estrutura organizacional coerentemente com seu processo de decisão.
Para avaliarmos o desempenho dos gestores acreditamos que a empresa deva ser dividida em áreas de responsabilidade. E de acordo com a necessidade, subdivididas em unidades de acumulação (centro de custos, resultados e investimentos). Para dar suporte ao processo decisório a empresa deve estruturar adequadamente o sistema de informações que, a margem de contribuição, preço de transferência e custo de oportunidade. Dentro deste contexto enfocamos a gestão