maquinas a vapor
Definição:
É a denominação dada a qualquer motor que funcione pela transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água. A pressão ganhada pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permite o movimento das rodas de potentes locomotivas. Pode ainda ser empregada, pela transformação em energia cinética, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulsionam geradores elétricos e grandes navios. Bombas, bate-estacas e muitas outras máquinas são comandadas por máquinas à vapor.
O desenvolvimento da máquina à vapor no século XVIII contribuiu para a expansão da indústria moderna. Até então, os trabalhos eram realizados por pessoas e animais. Uma única máquina à vapor realizava o trabalho de centenas de cavalos. Fornecia a energia necessária para acionar todas as máquinas de uma fábrica. Uma locomotiva à vapor podia deslocar cargas pesadas a grandes distância em um único dia. Os navios à vapor ofereciam transporte rápido.
História:
O homem no decorrer do seu processo evolutivo, em determinado momento necessitou de fontes de energia para produzir trabalho. Descobriu os metais, aprendeu a moldá-los e criou a metalúrgica. Que associada ao fogo e a água, passou a gerar energia através da pressão do vapor.
As primeiras máquinas a vapor:
Uma das primeiras máquinas construídas com a finalidade de aproveitar a pressão do vapor para fazer um corpo se mover foi a invenção de Heron de Alexandria em 130 a.C.
1- Em 1550 o missionário holandês Ferdinand Verbiest construiu um pequeno veículo de 4 rodas.
2- Em 1601 o italiano Giovanni Batista publicou o projeto de uma máquina para bombear água.
3- Em 1629 o químico italiano Giovanni Branca construiu um motor capaz de produzir trabalho.
4- Em 1663 Edward Somerset e Marques de Wercester construíram um dispositivo que remove a água das minas, este invento é considerado como a primeira máquina a vapor capaz de produzir trabalho.
5- Em 1690 o estudioso