Teoria da Administraçao
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
1- Divisão do trabalho 2- Autoridade e responsabilidade 3- Unidade de comando 4- Unidade de direção 5-Disciplina 6-Prevalência dos interesses gerais 7-Remuneração 8-Centralização 9-Hierarquia 10-Ordem 11-Eqüidade 12-Estabilidade dos funcionários 13-Iniciativa 14-Espírito de equipe.
Considerações sobre a Teoria Clássica Obsessão pelo comando
Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.
Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores. Esse foi um esboço básico sobre administração na visão de Fayol.
TEORIA NEOCLASSICA A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, A Teoria Neoclássica pode ser identificada através de algumas características