Teoria da administraçao
A administração é um processo evolutivo e interativo, ou seja, tudo o que acontece hoje em administração está correlacionado direta e indiretamente , com os fatos e acontecimentos do passado e certamente os acontecimentos futuros ( Oliveira 2009).
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Por ser racional trata- se de uma habilidade humana.
As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.
• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.
• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.
• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.
A administração teve diversas influências até o surgimento das teorias da administração.
Dos filósofos
Sócrates que observava a habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico, e da experiência;
Platão :administração dos negócios públicos.
Aristóteles: monarquia , aristocracia, democracia
Thomas Hobbies: a ausência de um governo a população vive em atrito
Jean Jacques- Rosseau: o estado surge a partir de uma