Teoria da adm
As funções administrativas englobam os elementos da Administração, istoé, as funções do administrador, a saber:
1.Planejar: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2.Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.
3.Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
4.Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
5.Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este sempre hostil as idéias do pai.
Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da idéia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as conseqüências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.
Fayol, foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial Geral.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde semanalmente reuniam-se pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam alguns nomes como: Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos,