Teoria comportamental
TEÓRICO: O primeiro teórico foi John B. Watson. Mas o teórico mais expressivo: Burrhus Frederic Skinner
ATUAÇÃO DO PROFESSOR: Para esta teoria, o professor é o detentor do conhecimento; é aquele que tem o poder e o direito de condicionar as respostas na sala de aula.
ATUAÇÃO DO ALUNO: O aluno tem o dever de receber e aprender as informações repassadas a ele.
APRENDIZAGEM: A aprendizagem é resultante de conexões entre um estímulo e uma resposta.
Toda consequência que, seguida de uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta, é denominada de reforço. Todo o reforço positivo aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz, e o reforço negativo aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou o atenua.
MECANISMO DE APRENDIZAGEM DENOMINADO DE MODELAGEM: A ideia principal era modelar o comportamento e este podia ser condicionado, criando hábitos através de reforço. Para o aluno aprender usava se o método de ganhar algo em troca.
TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA
TEÓRICO: AUSUBEL
ATUAÇÃO DO PROFESSOR: A função do professor é a de programar e sequenciar os conteúdos de acordo com aquilo que o aprendiz já sabe, tornando a aprendizagem mais significativa.
ATUAÇÃO DO ALUNO: Segundo Ausubel, o aluno é considerado sujeito ativo, envolvido no processo de ensino e aprendizagem, necessitando ter uma disposição para aprender.
APRENDIZAGEM: A aprendizagem é fruto de um processo de organização interna, onde os novos conhecimentos ancoram-se aos já construídos.
APRENDIZAGEM MECÂNICA: Ocorre quando as novas informações a serem aprendidas não conseguem interagir com conceitos que já são do conhecimento do aluno.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O material a ser aprendido deve ser potencialmente significativo e o aluno também precisa ter uma disposição para aprender.
TEORIA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
TEÓRICO: Piaget
ATUAÇÃO DO PROFESSOR: Nesta teoria, o professor deve desequilibrar as estruturas