Teoria comportamental
Necessidades fisiológicas -> Comer, beber, abrigo, relação sexual.
Necessidade de segurança -> Estabilidade, proteção ( trabalho ), seguro de vida, contra acidentes, um plano de aposentadoria, por exemplo. Surgem quando as necessidades fisiológicas estão praticamente satisfeitas. A insegurança não pode deixar dominar o colaborador.
Necessidade social -> Participação, associação, convívio entre pessoas, aceitação por parte dos companheiros, afeto, amor. Surgem quando as necessidades fis. e de seg. estão praticamente satisfeitas.
Necessidade de estima -> É o prestigio, consideração que ele tem, é a maneira pelo qual o indivíduo se vê e se avalia. Autoapreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social, status.
Necessidade de autorrealização -> O indivíduo sempre busca ser melhor do que é, sempre progredir, envolve a realização do próprio potencial, autodesenvolvimento. fisiológicas e segurança são as necessidades primárias. social, estima e autorrealização são as necessidades secundárias.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Fatores Higiênicos -> É o ambiente que rodeia e envolvem o comportamento das pessoas. Salário, benefícios sociais, condições físicas e ambientais no trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos. Antigamente para fazer o trabalhador estar ''satisfeito'' eram feitos promoções, supervisão no trabalho, políticas empresariais abertas, incentivos por meio de salário ou prêmios. Mas apenas evitam a insatisfação, ou seja, se os fatores higiênicos estiverem certos, não vai ocorrer uma satisfação da pessoa, mas apenas vai deixar que ela fique insatisfeita.
Fatores Motivacionais -> Relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Estão sob o controle do indivíduo, diferente dos fatores higiênicos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz, desempenha. Reconhecimento