Teoria Comportamental OOOOO
Rio de Janeiro
2015
Introdução
Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para compreender melhor o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. A Teoria Comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações Humanas que era uma oposição acirrada à Teoria Clássica da Administração. A Teoria Comportamental surge com uma posição crítica a Teoria das Relações Humanas, utilizando-a apenas como ponto de partida, para uma reformulação mais profunda de seus conceitos fundamentais.
O surgimento da teoria comportamental
A Teoria Comportamental da Administração teve início partir de 1947 através da influência dos psicólogos behavioristas que laçaram a psicologia organizacional na qual o comportamento das pessoas passa a ser analisado de maneira mais profunda buscando com isso entender as características da natureza humana que influenciam suas atitudes e suas ações dentro das organizações.
Ela, na realidade, é um grande avanço em relação à abordagem humanística proposta pela teoria das relações humanas que tinha uma visão romântica e utópica, tratando os aspectos motivacionais do comportamento humano de maneira superficial e insuficientes para entender a complexidade da natureza humana;
O comportamento dos integrantes da organização e seu consequente reflexo passam a ser analisado sob aspecto do mecanismo motivacional capaz de influenciar o comportamento das pessoas dentro das organizações passando a ser de responsabilidade dos administradores tentarem entender esse complexo mecanismo de motivação humana.
Processo motivacional
Motivação Humana