Lista De GQ
1. Explique o conceito espacial e temporal da Qualidade.
Espacial → A qualidade envolve muitos aspectos simultaneamente, ou seja, uma multiplicidade de itens (relação com as abordagens, dimensões);
Temporal → A qualidade sofre alterações conceituais ao longo do tempo, isto é, trata-se de um processo evolutivo ( os 4 estágios da qualidade e o amadurecimento do conceito).
2. Qual a relação entre a Gestão da Qualidade e a Administração Cientifica?
A preocupação com a otimização, motivação e racionalização do processo.
3. Qual o papel de W. Edwards Deming no Movimento Japonês da Qualidade?
Ele incorporou a participação do trabalhador e da alta administração no planejamento e execução de um plano de qualidade, assim como o conceito de melhoria contínua, que nas empresas do Japão recebe o nome de Kaizen. Sofreu forte influência do controle estatístico e do ciclo PDCA, sendo discípulo de Shewhart.
4. Em relação aos custos da qualidade, como Juran e Feigenbaum abordavam-nos?
Através de quatro aspectos: Custos de prevenção; Custos de avaliação; Custos de falhas internas (incluem retrabalho, desperdício e refugo); Custos de falhas externas (relativos a produtos defeituosos que chegam aos clientes e geram reclamações e todas as responsabilidades e custos inerentes ao fato).
5. Por que os Princípios da Qualidade foram tão bem e tão rapidamente absorvidos no Japão, porém, muito mais lentamente nos Estados Unidos?
A motivação e a necessidade de melhoria, envolvimento da alta gerência, uma organização e infraestrutura nacional, liderança centralizada e um maciço programa de treinamento foram os elementos do esforço japonês para a qualidade. A evolução da qualidade no Japão não foi devido a ações ou programas especiais, mas a sua cultura única e caráter nacional.
6. Explique os 4 estágios/eras da Qualidade e a relação da TQM com os três estágios anteriores.
Inspeção → Separar produtos bons dos ruins;
Controle de Qualidade → Produzir a